domingo, setembro 23, 2007

Primavera


Às 6:51 deste domingo começou a primavera ao sul do Equador. Nessa mesma hora a primeira hemerocallis de nosso jardim abria sua pétalas, talvez espantada com a luz que surgia por detrás do morro. Devagar, sonolenta, foi se espreguiçando e quando as gotinhas de orvalho brilhavam como pequenas jóias engastadas nas folhas ela já estava olhando ao redor e descobrindo ser a pioneira deste ano. Suas irmãs ainda dormem preguiçosas fechadas nessa promessa chamada botão.

Hemerocallis vem do grego - grande novidade - e significa beleza de um dia (hemero = dia; kallo = beleza), pois essa é sua duração. Como ela é muito prolífera, amanhã outras abrirão e quase que nem se nota essa fugacidade.

As roseiras também estão floridas, protegidas em seu canteiro contra as terríveis e vorazes saúvas, com regas diárias e adubação regular. Fossemos comparar com a humanidade, elas viveriam em um condomínio de luxo, cercadas de cuidados e segurança.

Por outro lado, nas beiras dos caminhos ou nas franjas da mata, humílimas flores desabrocham tímidas, quietinhas, quase que escondidas entre tanta folhagem. Não têm perfume marcante nem cores extravagantes, mas dão sua pequena contribuição para a estação que começa hoje e espera ansiosa pelas chuvas que este ano se atrasaram, e muito.

Voltando à analogia, essas florzinhas são os humildes, aqueles que com seus pequenos e anônimos gestos tornam o mundo um lugar menos inóspito.

Boa semana e boa primavera!!!


Mais? Veja A beleza de um dia


Para saber mais sobre hemerocallis visite Festival Brasileiro de Hemerocallis


5 comentários:

Leticia disse...

Essas florezinhas humildes de beira de estrada, o pessoal chama injustamente de maria-sem-vergonha. Mas minha mãe as batizou e sempre chamou de coração-de-moça, e foi assim que ela conseguiu, no jardim lá de casa, quando éremos crianças, fazer um canteiro cheio delas, de todas as cores. E lembro das imúmeras vezes em que ela andava atrás das brancas, que era mais difíceis de se adaptar, e que volta e meia sumiam do canteiro.

Kandy disse...

Você é uma das pessoas que tornam o mundo menos inóspito. Ainda bem! Bjos e ótima primavera para você!

Anônimo disse...

primavera começa fria aki em Ctba, segundo a meterologia!
boa semana

Anônimo disse...

Por aqui a primavera se foi...mas você, com o seu delicioso texto, por alguns instantes a trouxe de volta.
Aqui as flores tem época, quando uma vai a outra chega. Quem anuncia a primavera aqui são as tulipas e as Lilyday.
Desejo que você tenha uma primavera florida e perfumada.

Anônimo disse...

Oi, Ricardo!
Tô visitando o blog e gostei do que vi!
De fato, você teve muita sorte mesmo, pq a flor é linda!:)
Boa primavera pra vc!