segunda-feira, outubro 23, 2006

Do contra

Nunca gostei do in, nem de seu irmão caçula, o im. Por quê? Ora, eles são dois desmancha prazeres, dois pessimistas que vivem entortando tudo em seu caminho. Como assim, não entendeu?

Ora, não bastasse existir a tristeza como contraponto da felicidade, lá vem o abelhudo do in, e cria a infelicidade. Ciumento, seu irmão aparece e o que era possível, deixa de ser, tornando-se impossível.

São dois mal humorados, que vivem atrapalhando e invertendo tudo. O certo perde a certeza, o puro ganha máculas, o perfeito não consegue cumprir sua utopia. São a encarnação do espírito de negação.

Não bastassem os dois irmãos, ainda surgem alguns primos, como o des. E sempre aparece para estragar o encontro dos amantes, o enlace de um casal, a harmonia de um lar. A graça torna-se trágica ao lado dele, a esperança perde seu brilho, até o que havia se agrupado acaba por se dispersar.

Sim, alguém me contesta e prova que nem só de sombras vivem esses sujeitos. Imortal, imaculado, imorredouro, imperecível, inesquecível, descoberto. Certo, mas nada que os redima de tantos desatinos. Incansáveis, seguem sempre em sua tarefa inglória de impedir ou desbotar o lado bom das coisas.

Não gosto deles, são antíteses de si mesmos, capazes de reverter a situação ao seu bel-prazer. Não bastassem todos os contrários que existem no mundo, ainda invertem o sentido das coisas e das gentes. São como pequenos deuses pagãos, que se divertem em criar e desfazer, em rir das mutações e contrastes que criam.

São como tantas pessoas, que passam a vida a negar o que há de bom, o que há de belo. São seres que nunca conseguem olhar alguém ou alguma coisa sem a sombra da inveja, do rancor, do ódio. Incapazes de criar por si sós, vivem à sombra dos outros, à espera da oportunidade de agarrá-lo e destruí-lo, que não é outra coisa senão destruir transformar o que era feliz em um pobre infeliz.

Um comentário:

Kandy disse...

adorei esse texto, não só pela forma como você conduziu as palavras, mas também pelo fato de o tema dar uma esbarradinha na minha área... Você está escrevendo cada vez melhor, sabia? E o texto em amarelinho é um colírio para os meus olhos!

Tô com saudade de vc! Bjos