sábado, dezembro 02, 2006

Boa Semana - Vida

Para Regina e Pedro
Semana passada fui ver a montagem de “O Avarento”, com Paulo Autran no papel principal. Já havia assistido outras peças com ele, sem falar de seu trabalho na TV e no cinema, mas sempre é uma agradável surpresa vê-lo em ação. Aos 83 anos ele encarna com desenvoltura o velho pão-duro que só se preocupa em amealhar dinheiro e defender sua fortuna de tudo e de todos.

O peso dos anos já se faz sentir, mas o que seria um empecilho só torna mais verossímel sua atuação.Com um ar gaiato ele consegue imprimir a dose certa de humor num personagem com atitudes tão mesquinhas. O final do espetáculo não nos deixa refletir com a devida atenção sobre seu significado, tamanha a emoção de ver aquele senhor de cabelos brancos diante de nós, assim tão perto.

Depois dessa experiência em que fica provado que a idade cronológica pesa sim, mas sobretudo naqueles que se entregam aos seus limites e obstáculos, temos a comemoração dos 90 anos da Madrinha Celina.

Ela convidou a família e amigos para um almoço em uma churrascaria, e foi ali que ela recebeu aquele que – segundo suas próprias palavras – foi o melhor presente de sua vida.

Meus primos Pedro e Regina fizeram uma belíssima e emocionante apresentação em DVD com centenas de imagens da aniversariante em diversas fases de sua vida. Durante quinze minutos, à meia-luz, era possível ouvir exclamações diversas:

- Olha eu pequenininho!

-Nossa, uma foto do meu casamento!

- A tia Generosa!

Enquanto isso, lágrimas corriam nos olhos de quase todos... Mas muitos risos também, palmas, assobios ao surgirem fotos na praia...

Desde a semana passada eu estou tentando escrever sobre essa festa, expressar toda a emoção que vivemos naquele dia, mas não consigo. O desejo de escrever algo memorável, que recebesse elogios de todos, não consigo realizar.Parece-me que foi algo tão bonito, que deu tão certo, que as palavras não conseguem descrever.

Talvez o que melhor exprima o que eu queria escrever sejam as palavras que ouvi dela no dia seguinte:

- Estou feliz, feliz, feliz. Vocês deram o melhor presente da minha vida. Valeu a pena ter vivido tanto.

Espero que um dia possamos repetir essas palavras, com a mesma emoção...

Boa Semana!

PS: "O Avarento" volta em cartaz em janeiro, assistam.

5 comentários:

Anônimo disse...

Querido Primo
Ficamos emocionados com o seu Boa Semana.
Saiba que sua dedicação à Madrinha e sua colaboração conosco foram fundamentais para a realização da homenagem.
Continue sempre assim.
Abraços dos primos

Kandy disse...

Celebrar a vida. Devemos fazer isso todos os dias. E, quando as emoções são muito, muito intensas, não há palavra, símbolo ou metáfora que a traduza. Memorize esses momentos no seu coração. E tome muitos e muitos cafés com a sua madrinha...

Ana Ramon disse...

Olá Ricardo! Mais um texto lindíssmo a revelar a sua grande ternura pelas pessoas. Um abraço

Anônimo disse...

Mesmo não encontrando palavras para expressar tanta emoção, por lhe conhecer consigo senti-las. Beijos e obrigada por compartilhar seus momentos desta jornada.

Anônimo disse...

Grande Ricardo! Acho que tem um livro seu querendo sair de você... pense nisso... quem sabe vc nos dá esse presente um dia?
O seu blog continua genial!
Fica a minha torcida por um excelente final de ano, na companhia dos seus. Abçs!