quarta-feira, agosto 09, 2006

BOA SEMANA (01/08/2005) - Último Desejo

Último desejo (Noel Rosa)
“Nosso amor que eu não esqueço
E que teve o seu começo numa festa de São João
Morre hoje sem foguete, sem retrato e sem bilhete,
Sem luar e sem violão.
Perto de você me calo, tudo penso e nada falo
Vem um medo de chorar
Nunca mais quero seu beijo
Mas meu último desejo você não pode negar.
Se alguma pessoa amiga pedir pra que você diga
Se você me quer ou não
Diga que você me adora
Que você lamenta e chora a nossa separação.
Mas àqueles que eu detesto
Diga sempre que eu não presto
Que o meu lar é o botequim
Que eu arruinei sua vida
Que não valho a comida que você pagou pra mim

Ontem escutei essa música, e que longe de ser “dor-de-corno”, é antes uma prova de elegância. Ele tem seu orgulho,que expressa ao recusar futuros beijos, mas acima de tudo quer preservar a imagem dela, diferenciando as versões para os amigos e os inimigos. Ainda que nem todos gostem, reconheçam que lirismo e ritmo estão latentes na composição. Noel era um mestre.
Engraçado esse negócio de gosto musical; eu não tenho um gênero predileto,o que eu gosto é de boa música. E pra mim boa música tanto pode ser um canto gregoriano como um rock, um samba ou uma moda caipira. O que vale é a qualidade da música. Você pode não gostar de música clássica, mas irá negar o talento e genialidade de Chopin ou Mozart? Daiane dos Santos levanta a torcida ao som de Brasileirinho.Por que um choro e não um funk? Em casamentos, a Marcha Nupcial tem sido substituída por belíssimas músicas, mas ainda não ouvi tocarem Na Boquinha da Garrafa. Música boa é aquela que nos faz bem, nos agrada, nos traz boas sensações. Há pouco tempo assisti “Copacabana”, e em determinada cena, uma velhinha de seus 70 anos e tantos anos diz que vai cantar uma música de um grupo do seu tempo, mas que infelizmente já se foi. Quando a gente espera algum conjunto do fundo do baú, ela ataca de Mamonas Assassinas! “Meu tempo” não significa passado, significa o que vivemos agora, o presente, e a música é atemporal. É isso.
Fiquem bem e Boa Semana.
"Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira - mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum." M. Lobato

2 comentários:

Anônimo disse...

meuuuuuuuuuu muito metido este meu amigo !! ADOREI...já adicionei em "favoritos" assim não esqueço o endereço...bjo e boa semana !

Kandy disse...

a melhor música é, sem dúvida, aquela que toca o coração.